Baixe os moldes para confeccionar o CABIDE PARA LENÇOS E ENCHARPES
 |
|
 |
Molde 1 do cabide |
|
Molde 2 do cabide |
Passo a passo para confeção
Após cortar corpo conforme molde, deixando 1 cm para a costura, sobrepomos o tecido floral nos ombros, lado direito, passamos um zig zag no decote prendendo esse tecido no feltro pele e só aí fazemos a costura reta de todo o corpo, pelo avesso do molde, deixando a abertura na parte superior.
Fechamos a cabeça com abertura também superior , desviramos as partes, enchemos com a fibra siliconada e fazemos o fechamento nos locais indicados. Hora de prendermos o pescoço por trás da cabeça com linha de nylon para dar firmeza à peça. Reservamos.
Unimos as duas partes do Chapéu, já cortadas rente ao molde, com ponto caseado. Reforçamos a base do arame com fita crepe, encapamos com fitilho marrom, passamos por uma abertura superior do chapéu e colamos com cola quente por dentro do chapéu. Colocamos, em seguida, um pouco de enchimento nesse topo, parte interna, para dar volume à copa e costuramos um tampão com pontos à mão. Reservamos.
Hora de prepararmos o arranjo do chapéu e do decote. Ao todo são 4 flores, sendo 3 no chapéu e 1 no decote, feitas enrolando-se o feltro em formato espiral, começando pelo centro e prendendo com pequenos pontos até o final, quando voltamos com a agulha, passamos em uma pérola de 6mm, voltando novamente para o fundo da flor, quando fazemos o arremate com pequenos pontos. Na sequência, fazemos um franzimento na renda menor e por cima colamos as flores.
Franzimos também, a renda de 80 cm e distribuímos no decote, prendendo com cola quente. A seguir, colamos um fio de pérolas para arrematar essa parte e então colamos a flor no centro, adornando com delicados fios de pérolas. Para o colar, gastamos 35 pérolas de 5mm e amarramos atrás com linha de crochê dupla branca.
Colocamos um pouco de cola quente por dentro da copa do chapéu e encaixamos na cabeça da dama, ajustando ao longo da sua cabeça. Cobrimos a emenda do pescoço com a aba de trás com um fio de cola quente. Colamos o fio de perola no limite da aba e copa do chapéu e colamos o arranjo de 3 flores com renda do lado esquerdo. Complementando o arranjo inserimos pequenos fio de pérolas.
Colamos a boca já pintada separadamente em tecido endurecido e marcamos o nariz. Passamos um blush e outros sombreamentos que se desejar na hora, para realçar o rosto da dama.
Para o cabelo, são, ao todo, 8 gravatinhas de lã feitas enrolando-se 10 voltas nos 3 dedos da mão e amarrando ao meio. Em seguida, distribuir 4 de cada lado, colando com cola quente e arrematando com brincos de pérolas.
Para o tule (20cm L X 70cm C) unimos, em toda a volta, ao longo do comprimento com um franzido, passamos pelo arame e distribuímos de maneira harmônica na cabeça. Se necessário, fazemos pequenos pontos para prendê-lo melhor no Chapéu. Em cima, colamos um laço de fitilhos com arremate em meia pérola.
Finalizando, pregamos as 3 argolas na parte inferior do corpo fazendo várias voltas com a linha vinho e arrematando com um nó, para não soltar. |