Fique por Dentro

Dengue e atenção psicossocial dominaram a pauta da Saúde no DF em janeiro de 2025

No Distrito Federal, a campanha Janeiro Branco, que destaca a conscientização sobre transtornos e doenças mentais, marcou o debate sobre ampliação do serviço de atenção especial na rede pública. Até o fim de 2026, a Secretaria de Saúde (SES-DF) vai expandir os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) para 23 unidades. Atualmente, o DF tem 18 Centros de Atenção Psicossocial e 176 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que oferecem atendimento para saúde mental. A SES-DF já oferece Práticas Integrativas em Saúde (PIS), como acupuntura, fitoterapia, homeopatia, meditação,
entre outras.

O GDF anunciou também que está ampliando algumas unidades de saúde, como o Hospital de Brazlândia e o Hospital de Planaltina, e ressaltou que está construindo um hospital regional no Recanto das Emas e no Guará.

Em outro campo de atenção, dados da SES-DF revelam que apenas 18,9% das crianças e dos adolescentes de 10 a 14 anos no Distrito Federal receberam as duas doses da vacina contra a dengue, que garante a imunização contra a doença. Segundo a pasta, nem a metade das crianças e dos adolescentes na faixa etária definida como público-alvo recebeu a primeira dose contra a dengue no Distrito Federal – a cobertura, neste caso, é de 46%. A faixa etária de 10 a 14 anos concentra o maior número de hospitalizações por dengue, depois dos idosos. O problema é a baixa procura pela vacina. Com 17 mil vacinas em estoque, o GDF pede que pais protejam filhos contra dengue. Para que a doença continue em queda, é necessário que a população tome cuidados. A informação é de que a vacina está disponível para crianças nas Unidades Básicas de Saúde do Distrito Federal.

Seguindo a mesma pauta, neste mês de janeiro de 2025, a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) emitiu um alerta sobre a baixa procura pela vacina contra a dengue, não só no DF. O imunizante está disponível para 1,9 mil cidades onde a doença é mais frequente. Entretanto, apenas metade das doses distribuídas aos estados e municípios foi aplicada.

De acordo com a Ministério da Saúde, de janeiro de 2024 a 20 de janeiro de 2025, foram distribuídas 6.370.966 doses.

A Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) indica que apenas 3.205.625 foram aplicadas no referido período.

Importante lembrar!

Importante lembrar! A Clínica Saúde BRB presta atendimento humanizado, qualificado, seguro e efetivo, por meio da realização de exames e consultas preventivas sem coparticipação. Teleconsultas:(61) 3029-6363; (61) 3029-6353; (61) 3029-6352.

Convite Especial

A Equipe APS (Atenção Primária à Saúde), da Clínica Saúde BRB, tem contactado beneficiários com idade igual ou superior a 60 anos para agendar consultas com Médicos de Família, Geriatras, Cardiologista e Endocrinologista. Quando a Equipe APS entrar em contato, atenda ao convite especial e participe das ações de promoção da saúde para ativos e aposentados.

Sala de Odontologia na Clínica Saúde BRB

Temos novidade para você! Agora, além dos serviços de Profilaxia Dental e Educação em Saúde, a Clínica Saúde BRB oferece também Urgência Odontológica e Restauração de baixa complexidade, dentro do programa Saúde Bucal. Saiba mais telefonando para (61) 3029-6363 ou entre em contato pelo WhatsApp (61) 99981-4501>>>


Atualização de dados cadastrais

Buscando sempre melhorar a qualidade da assistência e oferecer um cuidado personalizado, é necessário manter atualizados os dados do perfil de saúde dos beneficiários.

Ao atualizar o seu cadastro, aproveite para participar de uma pesquisa sobre temas relevantes, por meio de questionário digital, de forma prática e segura. O tempo médio de respostas à pesquisa é de apenas 5 minutos, através do link abre.ai/cadastro-clinica-saude-brb>>>


Quem doa sangue também doa vida

Informe-se sobre o hemocentro mais próximo a você >>>


Atendimento pré-hospitalar de emergência ON-LIFE: 0800 642 1202

Voltar para o índice >>>